Da Folha on line
A crise global fez a economia brasileira registrar no quarto trimestre do ano passado uma queda de 3,6% em relação ao terceiro trimestre, o maior recuo da série histórica do PIB (Produto Interno Bruto), iniciada em 1996 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Já em relação ao quarto trimestre de 2007, houve expansão de 1,3%.
No acumulado de 2008, o crescimento do PIB chegou a 5,1% em relação a 2007, sustentado pelo bom desempenho dos trimestres anteriores. Ao todo, a economia movimentou R$ 747,152 bilhões no quarto trimestre; no ano, o PIB em valores correntes foi de R$ 2,889 trilhões. LEIA MAIS
EM TEMPO. Caracterizá-se recessão quando ocorre um grande declínio na taxa de crescimento econômico (PIB) durante um determinado período de tempo (três trimestres). Entretanto um percentual tão elevado quanto o alcançado pelo Brasil, precisa servir de alerta para que sejam tomadas medidas mais eficazes para a aceleração da economia. Não podemos considerar marolinha os números oficiais do desempenho da economia brasileira no final do ano de 2008.
Evangelho de hoje (Mc 1,21b-28)
Há 4 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário